domingo, 15 de maio de 2011

Maio de 1961


Completei, no dia 12 de Maio, 50 anos que estou viva neste planeta.
Geralmente, neste blogue, não falo sobre mim, apenas divulgo e partilho coisas de que gosto com todos que por aqui passam.
Achei que meio século de vida deveria ser partilhado por isso aqui fica mais esta partilha.
Nasci em Goa, Índia, onde o meu pai era militar do exército português. Vim para portugal com apenas três meses.
Talvez por ter nascido tão longe de Portugal sinto que não pertenço a nenhum país, mas  ao "mundo".
Vamos ver quanto mais tempo por aqui me vou passeando!

Com 15 dias, em Goa.
Um mês antes de nascer, meus pais junto ao meu berço indiano.

Em Goa com os meus pais.


Alguns acontecimentos/curiosidades de Maio de 61








No dia 4 de maio de 1961 são publicadas pela primeira vez, em Portugal, na revista "Foguetão" as histórias de "Asterix o gaulês".


Meu herói!



No dia 12 de Abril de 1961, o soviético Yuri Gagarin, , foi o primeiro homem a viajar no espaço, logo seguido, em 5 de Maio do mesmo ano, pelo norte americano Alan Shepard.


Em Maio de 1961, Piero Manzoni fez 90 latas de conserva com a etiqueta "Merda d’artista" escrita em italiano, francês, inglês, alemão e numeradas de 1 a 90. A lata contém excrementos do artista, industrialmente fechada, com o peso líquido de 30 gramas e na época, Piero Manzoni propôs vender cada uma das latas, ao preço equivalente em ouro. O mais incrível de tudo é que as vendeu. A explicação artística para este sucesso, é que a Merda d’artista, alude metaforicamente com ironia à origem profunda do trabalho do artista e no sentido mais vasto, ao Homem que produz com criatividade. Actualmente, esta lata de merda, encontra-se em diversos museus e colecções particulares por todo mundo, a número 4 por exemplo, está exposta no Tate Modern de Londres e o seu valor está estimado em trinta mil Euros.