![]() |
07-01-2009 | Educação Artística |
A 29 de Outubro de 2008 foi constituído o primeiro Clube UNESCO de Educação Artística, criado pela Associação Pró Educação Artística (ASPREA), a Fundação EDP e a Comissão Nacional da UNESCO (CNU).
Este clube assume-se como um espaço permanente de discussão, de reflexão e de difusão dos modelos e práticas da educação artística.
Reúne entidades de natureza diversa e pretende ser um parceiro da comunidade educativa para a promoção da Educação Artística e um interlocutor disponível para todos os que sobre ela agem, a nível institucional e particular.
Agrega um grupo de consultores de reconhecido mérito e define os seguintes objectivos:
- Colaborar ou cooperar com instituições locais, regionais ou internacionais, nas acções e realizações que têm ligação com os objectivos da UNESCO, em particular com a Comissão Nacional da UNESCO.
- Suscitar e encorajar a defesa dos valores proclamados pela UNESCO, procurando e promovendo os meios eficazes para o efeito.
- Contribuir para uma consciencialização no sentido de entender a Educação Artística como uma componente essencial de uma educação de qualidade para todos.
- Contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em torno das questões ligadas à Educação Artística.
- Constituir-se como parceiro da comunidade educativa na promoção da Educação Artística.Disponibilizar uma oferta educativa promotora da Educação Artística, constituindo-se como um centro de recursos para a sua promoção, desenvolvendo e produzindo materiais de cariz pedagógico.
- isponibilizar uma oferta educativa promotora da Educação Artística, constituindo-se como um centro de recursos para a sua promoção, desenvolvendo e produzindo materiais de cariz pedagógico.
- Desenvolver programas e acções de formação na área da Educação Artística.
- Promover seminários, reuniões, debates e exposições na área da Educação Artística.
Considerando que a Educação Artística, nas suas várias declinações, não é um assunto exclusivamente institucional, o Clube UNESCO de Educação Artística pretende desenvolver um trabalho de sensibilização dos cidadãos para o facto de a Educação Artística ser uma competência transversal, fundamental para todos, e uma área essencial para o desenvolvimento da inovação e da criatividade, componentes indispensáveis ao homem do século XXI.
Cientes de que a Educação Artística não é assunto para uma tutela governamental única, e sim uma prioridade de toda a Sociedade, o Clube UNESCO de Educação Artística pretende ser um espaço de encontro livre dos seus membros, aberto à participação de todos os que se preocupam com a Educação Artística, qualquer que seja a sua motivação.
Informações
http://clubeunescoedart.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário