quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Maurice Sendak – Where the wild things are


Em 2002, no número 8 da revista Malasartes, conheci, pela caneta de Fátima Carvalho, Maurice Sendak.

Logo, apaixonei-me pelas ilustrações que vinham representadas nas páginas da revista. A maioria das ilustrações eram do livro “Where the wild things are”.

Cada vez que ia passado pelas Malasartes para fazer alguma pesquisa, a número 8 “colava-se” às minhas mãos e lá ia visitar Max e os seus monstros.

Fátima Carvalho termina o artigo assim; “ Infelizmente, até agora nenhuma editora teve o bom gosto de publicar qualquer um dos livros e Maurice Sendak em Portugal. É pena. Os livros de Sendak são divertidos, comoventes, inesgotáveis e misteriosos. Têm dado origem a acesas polémicas e debates, acerca do que é ou não aceitável em literatura infantil.Têm enriquecido a vida de milhares de crianças que se identificam com as histórias e as personagens, mesmo se muitas delas ignoram o nome do autor.”

Mas, finalmente, a editora galega, Kalandraka editou “Where the wild things are” (Onde vivem os Monstros).

A edição é de Novembro de 2009, e encontrei-o numa prateleira escondidinha na secção de livraria do El Corte Inglês.

Comprei-o!

Comparei o meu prazer de ter finalmente este livro nas minhas mãos com o de uma aluna de um 8ºano que leccionei há uns anos, que andou a pesquisar e estudar sobre uma escultura de Santiago que se encontra exposta no Museu de Arte Antiga em Lisboa. Quando depois de muito estudo para conhecer ao pormenor a peça, fomos ao Museu para a ver “ao vivo”, a aluna ficou tão emocionada que, num impulso, se abraçou à escultura.

Onde está a promoção de lançamento em Portugal? Os brasileiros, também o editaram recentemente e estão a apostar numa grande promoção desta obra, premiada com o pémio Hans Christian Andersen; The Caldecott Medal; prémio Astrid Lindgren e Melhor livro Ilustrado do, New York Times.

Na revista “Os Meus Livros” de Dezembro, vem o artigo sobre Sendak e o livro “ Onde vivem os Monstros”. No artigo, referem que a Quetzal vai editar “ O sitio das Coisas Selvagens”, romance escrito por Dave Eggers, co-autor do guião do filme(com o mesmo nome) com Spik Jonze. Este filme foi escrito/realizado a partir da obra de Sendak. Segundo o artigo, será estreado em Janeiro. Vou lá estar!

O livro, já está embrulhadinho, debaixo da árvore de Natal, esperando pela minha filha Maria. Escrevi-lhe uma dedicatória e vamos lê-lo juntas no dia de Natal!

1 comentário:

margarida noronha disse...

Cara Fernanda Azevedo,

Em nome da Kalandraka Portugal, não posso deixar de responder ao seu comentário, a propósito do "Onde vivem os Monstros", sobretudo quando se refere à ausência de promoção de lançamento do referido título em Portugal.
Na revista "Os meus Livros", que saiu logo no início de Novembro, recorremos a uma coluna de publicidade, anunciando que o livro estaria disponível nas livrarias a partir de 13 de Novembro. Tentámos também que a nossa distribuidora nos fizesse uma campanha em montras de livrarias,por exemplo, mas sem sucesso; para além de termos enviado exemplares do livro e e-mails informativos a um considerável número de jornalistas e programas culturais quer da rádio, quer da televisão.
Demos então conta que há de facto quem conheça o livro e lamente o facto de ele ter estado por publicar durante anos no nosso país (o que tem também algumas explicações, que lhe poderei, oportunamente, adiantar); mas demos também conta de que ele é um perfeito ou ilustre desconhecido, daí tê-lo encontrado numa prateleira escondida.
Infelizmente, esse grupo, o primeiro, ao qual pertence, ou pertencemos, é ainda composto por uma "imensa minoria".
Talvez com o tempo e com a estreia do filme (que também tem vindo a ser sucessivamente adiada, de Outubro a Janeiro, para já!), o livro se torne também aqui, entre nós, no clássico que é e merece ser.
Para já, demos um pequeno passo, publicando-o.
Com estima,
Margarida Noronha
Directora Editorial
Kalandraka Portugal