terça-feira, 31 de março de 2009

TIM O'BRIEN


Tim O'Brien é um ilustrador e retratista Norte-Americano. As suas ilustrações são fantásticas e de enorme qualidade. Mistura o realismo com o fantástico criando situações irreais mas de tal maneira convincentes que acabamos por "quase" acreditar nas representações.
    
                 
Tem os seus trabalhs representados em várias publicações; Time, Newsweek, National Geographic, Playboy, Reader's Digest... e muitas outras.
Tem recebido vários prémios da Sociedade de Ilustradores Norte Americanos. Tem, também, sete pinturas na colecção da National Gallery em Washington.
Vive em Nova York com a mulher e o filho.
                    

sábado, 28 de março de 2009

NIELS FISCHER


O designer, Niels Ficher veio da fria Dinamarca para nos aquecer com a sua amizade.

Conheci-o num feliz acaso, quando fui com a Cristina a Setúbal ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, ver uma exposição sobre Hans Cristian Andersen.

Desde 2006 até hoje temos “colaborado” e cimentado uma “amizade para a vida”.

Niels Fischer tem, neste últimos anos, divulgado a vida e obra de Hans Christian Andersen de norte a sul (passando pelas ilhas) de Portugal. Tem sido o maior embaixador da Dinamarca e deste magnífico “artista” que é Andersen.     

Em Alcochete, esteve três vezes, colaborando com todas as escolas do Concelho, desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Todos ficámos a conhecer Hans C. Andersen através da realização de trabalhos baseados nas suas obras que é a melhor maneira de se conhecer alguém…entrar dentro das suas criações e transformar, recriar, inventar, fantasiar partindo do que nos foi oferecido.

Um abraço enorme, apertado, de tirar o fôlego a Niels Fischer!     

sábado, 7 de março de 2009

LISBETH ZWERGER



Terminada a Semana da Leitura, termino também, esta "maratona de ilustradores" com a minha ilustradora preferida, Lisbeth Zwerger.
É sem dúvida às ilustrações dela que vou buscar “inspiração artística” quando me sinto desanimada com as minhas próprias ilustrações. Quando abro um livro, com ilustrações suas, não consigo não deixar de passar as mãos pelas folhas ilustradas como se delas saísse um arco-íris de sensações directamente  para o meu corpo. Desculpem se exagerei no número de ilustrações que publiquei, mas é impossível não fazer.

                Lisbeth Zwerger nasceu em Viena em 1954. Estudou na Academia de Artes Aplicadas de Viena. Em 1975 inicia a sua carreira artística e começa a expor os seus trabalhos. O primeiro livro que ilustrou foi um conto de Hoffman que foi publicado em 1977. Gosta especialmente, de ilustrar contos populares e os seus autores preferidos são; os irmãos Grimm, Hans C. Andersen, Charles Dickens, Charles Perrault, Lewis Carrol...

Ganhou vários prémios, entre eles a Medalha Hans C. Andersen.                    

                                                                                                                

sexta-feira, 6 de março de 2009

BD - PORTUGUESES

SEMANA da LEITURA

As imagens também se lêem!

Como prometido aqui vai BD ... alguns portugueses!

  Luís LouroArlindo FagundesPedro Lourenço

Daniel Maia

Jorge ColomboAntónio Jorge Gonçalves

João FazendaRichard Câmara

e fica a promessa de mais...

quinta-feira, 5 de março de 2009

KALYNI GANAPATHY e PRIYA SEBASTIAN

SEMANA da LEITURA
As imagens também se lêem!

Como sou indiana de nascimento não podia deixar de apresentar ilustradores indianos. Neste caso duas ilustradoras com trabalhos e técnicas muito diferentes, mas ambos muito bonitos.                       

Kalyni Ganapathy, é uma ilustradora e designer de Bangalore. Os seus trabalhos são muito étnicos e cheios de cor.

   

.......................................................................................

Priya Sebastian é artista plástica e ilustradora que utiliza, na grande maioria dos seus trabalhos, a técnica do pastel.

Achei-os muito expressivos e com uma luz magnífica.          

quarta-feira, 4 de março de 2009

BRAD HOLLAND

SEMANA da LEITURA

As imagens também se lêem!

Em "busca" de ilustradores para a Semana da Leitura, encontrei o nome do Norte-americano BRAD HOLLAND. Na minha ignorância desconhecia o seu trabalho.

É FANTÁSTICO!

Como fiquei "apaixonada" ofereço estas imagens e hoje fico por aqui... mais tarde vou deliciar-vos com mais BRAD HOLLAND!

   

terça-feira, 3 de março de 2009

ANDRÉ LETRIA

SEMANA da LEITURA
As imagens também se lêem!
           

André Letria trabalha como ilustrador de livros infantis desde 1992. Já participou em livros de Alice Vieira, Luísa Dacosta, Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria ou António Mota e conta com cerca de vinte títulos publicados e presença em diversas exposições nacionais e internacionais. A sua actividade como ilustrador estende-se também à imprensa. Colaborou em publicações como o Público, O Independente, revista Livros, revista Ícon, JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias e revista Visão. Em 1995 iniciou a actividade de cenógrafo e trabalha, desde 1998, com a Companhia Teatral do Chiado.                                                           

segunda-feira, 2 de março de 2009

TAMSIN AINSLIE

SEMANA da LEITURA
As imagens também se lêem!

Tamsin Ainslie é uma ilustradora australiana que gosta de trabalhar com vários materiais e experimentar técnicas. Gosta, especialmente, de desenhar com lápís 2B e anda sempre com cadernos de esboços e apontamentos (para quando surge a inspiração).  Os seus trabalhos podem ser vistos em revistas, livros, posters, postais, material promocional e em publicidade.
escolhi alguns trabalhos com colagens para mostrar aqui. Vão até ao seu site que é bem giro!
.        

domingo, 1 de março de 2009

ILUSTRADORES na SEMANA da LEITURA - MARIA FERNANDA MANTILLA

As imagens também se lêem!
                                                       
Decidi dedicar, nesta Semana da Leitura, cada dia a um(a) ilustrador(a).  A escolha é feita (pelo que eu mais gosto, claro!), tendo em conta a diversidade de técnicas utilizadas e o país dos ilustradores, se possível um de cada continente.
                                                     
Vou começar por uma sul americana. Maria Fernanda Mantilla. Nasceu em Bogotá, na Colombia, estudou Design Gráfico e desde que terminou os estudos que se dedica à ilustração. Tem trabalhado em diversos projectos e ilustrado vários livros. Tem experimentado várias técnicas nas suas ilustrações e pinturas, (gosteidos trabalhos a pastel) de momento trabalha para várias editoras, nacionais e internacionais e também é professora.
       
Boas leituras de todas as cores!